Aproveitando a Vida

Quando ás vezes as pessoas dizem e recomendam : "Aproveite a vida! Você é jovem, ainda dá tempo", esquecem-se de explicar o que é para eles, aproveitar a vida.
E esta é uma pergunta interessante, por ter uma pluralidade de significantes únicos para cada um que a fizer.
Para a maioria, aproveitar a vida por completo, seria relacionar em apenas um desejo palavras que remetem ao amor sem compromisso, liberdade inconsequente para curtição, riqueza acompanhada de poder e prestígio. Tudo isso sem ligar para suas conseguintes consequências que no íntimo de cada um, é algo negativo, desnessário...
Mas ... Tudo tem consequências. Que venham elas cedo ou tarde, algum dia virão, e com certeza trazendo aprendizado.
Todas aquelas palavras que para a maioria significaria aproveitar a vida, distingur de modo amplo e contraditório do que para meu íntimo seria realmente aproveitá-la ao máximo."
Além disso, ao dizer : "Você ainda é jovem, dá tempo", vem por trás, um sentido de que só poderá curtir realmente a vida se for jovem. Fase na qual as preocupações são minoritárias, as responsabilidades são quase inexistentes e o desejo que viver intensamente é macro. Mas, então isso leva ao tabu de que não se pode aproveitar a vida quando adulto, ou ainda idoso ? 
Juventude é estado de espírito, não idade ! Uma pessoa com 60 anos, pode realizar feitos de modo a aproveitar muito mais a vida que um jovem de 17 anos que faz tudo de modo impensado e de acordo com desejos que surgem na exaltação de momentos passageiros.
Ajudar o próximo, por exemplo, pode parecer muito mais prazeroso quando se tem outros olhares para isso. Desperta uma sensação inexplicável de gratidão e uma verdadeira felicidade momentânea ao ver o sorriso aparecer no rosto de alguém decorrente de seus esforços. Ir em um lugar com amigos considerados fora do padrão imposto pelo meio, porém que o fazem ter boas gargalhadas, pode remeter àquela sensação única de ter curtido ao máximo a situação.
 Passar um dia relaxando e refletindo em contato com a natureza pode ser um bom momento de auto-conhecimento e elevação espiritual. Encontrar e sentir o verdadeiro sentimento do amor, seja este por uma grandiosa amizade ou por uma alma gêmea, também é uma das melhores sensações na vida.
 Desta maneira, acredito poder aproveitar realmente e verdadeiramente a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer.
Afinal, são os mais simples e pequenos momentos que despertam os verdadeiros sentidos de felicidade e  amor que geram boas memórias, e isso, leva a uma vida melhor e mais prazerosa. Pode ter certeza ! ;)

Comentários

  1. Meu deus, vc é mtuuu talentosa. Simplesmente perfeito sua maneira de ver e pensar sobre o mundo. Parabéns amei o texto. Já estou ansiosa pelos próximos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário